Ainda sem projeto finalizado para o contorno do Morro dos Cavalos, em Palhoça, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, condiciona a execução da obra à devolução de recursos aplicados pelo Estado em rodovias federais durante a gestão anterior.
Por Redação
O binário depende, segundo ele, dessa compensação financeira. Além da complexidade técnica, a região envolve questões ambientais e territoriais sensíveis, sendo área de preservação e lar de comunidades indígenas. O avanço do projeto exige soluções que vão além da questão financeira.
Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PAEST) – Santa Catarina
Criado em 1975, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina, com cerca de 84 mil hectares. Administrado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), o parque abrange áreas de nove municípios, incluindo Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Florianópolis e Garopaba

Povo Guarani no Morro dos Cavalos – Palhoça, SC
A Terra Indígena Morro dos Cavalos, localizada em Palhoça, abrange parte do território do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Essa área é habitada por famílias da etnia Guarani Mbya, que consideram o local sagrado e ancestral.
Em janeiro de 2025, o território foi oficialmente homologado pelo governo federal, garantindo aos Guaranis o uso exclusivo e permanente da área.
O que Jorginho afirma
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, afirmou que o Estado está pronto para assumir a construção do contorno do Morro dos Cavalos, na BR-101, um dos principais gargalos de mobilidade do estado. Segundo ele, a única condição é que o governo federal devolva os R$ 384 milhões investidos pela gestão anterior em obras federais.
Jorginho Mello lembrou que a promessa de devolução dos recursos foi feita publicamente pelo ministro dos Transportes no fim do ano passado, durante visita a Chapecó. Na ocasião, o ministro declarou à imprensa que pretendia ressarcir os R$ 465 milhões aplicados pelo Estado em rodovias federais, reivindicação que tem sido defendida pelo governador desde o início da gestão.
Nas próximas semanas, o governo de Santa Catarina apresentará oficialmente o projeto do novo binário ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “O DNIT nos autorizando a obra e o governo federal cumprindo o que prometeu, a gente segue em frente”, reforçou Jorginho.
A construção do contorno no Morro dos Cavalos é considerada uma solução definitiva para a fluidez do tráfego no local, que atualmente sofre com congestionamentos constantes, especialmente em períodos de alta temporada.
Com informações da SECOM
Leia o editorial sobre a matéria aqui ou clique no link abaixo:
O Morro dos Cavalos e o peso de quem paga a conta – jornaltop.com

Veja os comentários do governador de Santa Catarina: