Volta às aulas 

O início do ano letivo pode ser encarado como um marco de início ou reinício, de encontros ou desencontros, de mudanças na rotina, dos compromissos, de novos aprendizados, enfim, um novo ciclo com certeza.

Este ciclo influencia a rotina da família por inteiro, desde horários e tarefas a cumprir,  por estes motivos resolvemos publicar nesta edição algumas dicas de como lidar com o desafio da volta às aulas. Sugestões no relacionamento e comprometimento entre pais, filhos, professores e colegas para um melhor aproveitamento e desenvolvimento do período escolar que para além da aquisição de conhecimentos, é muito importante no aprendizado dos relacionamentos interpessoais, preparando a criança como indivíduo para o convívio harmonioso em sociedade.

Para muitos o ano inicia somente após o carnaval, bom se era o que faltava, soma-se a isso o retorno das atividades escolares e pronto, o ano começou de vez e vamos com tudo firme e fortes porque o tempo não pára e a terra gira.

Outros cuidados que devemos ter em relação às crianças são com a saúde e a segurança, ambos fortemente abalados nos últimos tempos, basta lembrar os ataques às escolas e a questão de vacinar ou não vacinar. Isto se reflete no psicológico dos estudantes e também diz respeito à saúde mental e física da criança, que é de responsabilidade dos pais e da escola, ou seja, família e o poder público devem trabalhar juntos no conforto, desenvolvimento e bem estar infantil. 

Nesta semana teremos o dia internacional da luta contra o câncer infantil, que por ano são diagnosticados cerca de 300.000 mil novos casos e a cada 3 minutos uma criança morre de câncer ao redor do mundo. Supondo que seu filho não tenha esta doença, para que expor ele a outras doenças que podem ser tão letais quanto?

As cidades estão revogando o decreto que desobriga a vacinação infantil (covid) para fazer a matrícula, sob pena de multa tanto para pais quanto gestores públicos e seguindo a orientação do MPSC e ECA. É importante que estas informações fiquem bastante claras porque a notícia pela metade só leva a desinformação e exposição dos menores, já que houve baixa significativa na cobertura vacinal em todo o país, lembrando que além de obrigatórias todas as vacinas exigidas são oferecidas gratuitamente pelo SUS.

Por isso é importante o período escolar no aprendizado e no convívio harmonioso em sociedade, como citado acima. A responsabilidade que as escolas e os conselhos tutelares terão neste início de ano letivo é importante como sempre foi, porém com um agravante em seus compromissos e deveres que não podem ficar escondidos atrás de uma visão distorcida de liberdade. 

Paulo Leandro Rodrigues

Últimas Notícias