Palhoça investe em tecnologia e reforço da Guarda Municipal para aumentar a segurança

Palhoça investe em tecnologia
Por: Mayara Leite – Redatora Seo On

Palhoça – A segurança pública de Palhoça ganhou um aliado tecnológico de peso. Câmeras de monitoramento com capacidade para leitura de placas e reconhecimento facial foram instaladas em pontos estratégicos do município, especialmente nas entradas e saídas de bairros, e já mostram resultados concretos no combate à criminalidade.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Cláudio Monteiro, a nova tecnologia é decisiva para o município. “É uma ferramenta fantástica em termos de investigação. A partir do momento que identifica pessoas que possuem algum tipo de restrição, ela se torna essencial para os órgãos de segurança”, destacou.

Em funcionamento há aproximadamente três meses, o sistema recebe entre quatro e cinco solicitações diárias, principalmente da Polícia Civil, para identificar suspeitos. Um exemplo ocorreu em julho, num caso de tentativa de homicídio no trânsito: “Duas pessoas se estranharam e uma delas pegou uma pedra e atingiu a cabeça de outro motorista, quase o matando. O episódio criminoso foi identificado pelas nossas câmeras e encaminhado à Polícia Civil. Se não tivéssemos esse recurso, provavelmente, a situação ficaria sem solução”, relatou Monteiro.

As câmeras também já auxiliaram na identificação de autores de roubos, incluindo crimes cometidos por motociclistas na cidade.

Veja também: Apreensões de veículos clandestinos em Florianópolis crescem 120% em 2025

Investimento e desafios na implantação

O investimento no sistema foi de R$ 400 mil e a ampliação está em andamento. Entretanto, a instalação enfrenta desafios como depredação de equipamentos e resistência de alguns condomínios em permitir a colocação.

“Chegamos ao absurdo de pessoas pedirem contrapartida para instalar as câmeras, como se não fosse um importante benefício”, lamentou o secretário.

Ampliação da Guarda Municipal

Além da tecnologia, a prefeitura aposta também na ampliação do reforço humano. Hoje, Palhoça conta com 31 guardas municipais para uma população estimada em 200 mil habitantes.

“Temos uma filosofia de trabalho que estamos implementando no âmbito da Guarda Municipal. Estamos finalizando um concurso e armando a corporação para que possa, de fato, integrar o sistema de segurança do município”, afirmou Monteiro.

O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, já autorizou a contratação de cerca de 25 novos guardas, praticamente dobrando o efetivo. A meta é chegar a aproximadamente 80 agentes até o fim do mandato.

“Diariamente temos uma ou duas viaturas para atender a demanda do município. É muito pouco. Com mais pessoal, vamos melhorar nossa presença nas ruas e ampliar a segurança de toda a população”, finalizou o secretário municipal de Segurança Pública.

Fonte: Prefeitura de Palhoça

Compartilhe essa matéria :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *