NO DIA DE HOJE 25 DE JANEIRO, A PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO AMARO DA IMPERATRIZ ESTÁ COMPLETANDO 55 ANOS DE SUA INAUGURAÇÃO

Ivo Silveira inaugura seu próprio Busto na praça que também leva o seu nome. Imagine a sensação de tirar o pano inaugural e se olhar numa estátua. Ivo Silveira é uma figura chave na história de Santo Amaro. O nascimento do município foi conturbado, Santo Amaro da Imperatriz é um caso raro de município que teve duas emancipações políticas. A Primeira emancipação aconteceu no dia 19 de setembro de 1956, quando o distrito se desmembrou do município de Palhoça. Haroldo Silva foi nomeado prefeito Provisório de santo Amaro pelo governador Jorge Lacerda numa grande festa. Mas seis meses depois, o deputado estadual Ivo Silveira em uma jogada política conseguiu derrubar a emancipação de Santo Amaro no Supremo Tribunal Federal (STF) e a cidade voltou à condição de distrito, e a alegria do povo foi para o brejo. Revoltada, a população chegou a queimar em praça pública um boneco com as características de Ivo Silveira, hoje ironicamente a principal praça da cidade leva o seu nome.

Foto da inauguração da Prefeitura Municipal de santo amaro da imperatriz, 25/01/1969

Não era época de Páscoa, mas o ex-deputado e ex-governador foi malhado como Judas na subida do morro da Igreja Matriz. As divergências partidárias, as quais tinham como principais agremiações políticas à (UDN) União Democrática Nacional e o (PSD) Partido Social Democrático e os problemas de falta de dinheiro e infra-estrutura que o recém-criado município passava fizeram com que fosse anulada a emancipação de Santo Amaro da Imperatriz. Principalmente pelo fato de que depois da emancipação Ivo Silveira (palhocence) perdeu parte do seu eleitorado.

Ocorrida a anulação, a população ficou insatisfeita e organizou comícios, reuniões num movimento de pro-emancipação. O curioso é que poucos meses depois, o próprio Ivo Silveira apresentou junto com o parlamentar Laerte Ramos Vieira o projeto de instalação do município.

A emancipação foi oficializada em 10 de julho de 1958 e Augusto Althoff Ex UDN foi nomeado prefeito Provisório de santo Amaro da Imperatriz. E numa Jogada Política de mestre realizada por Ivo Silveira, o mesmo povo que o malhou como Judas o aclamou como governador. Na mesma praça onde foi malhado, Ivo Silveira ganhou um busto num gesto de gratidão do povo. Odiado e Amado pelo povo Santoamarense.

Foto da inauguração do Busto do Governador do estado de santa Catarina Ivo Silveira, 25/01/1969

NESTA FOTO O GOVERNADOR CATARINENSE IVO SILVEIRA INAUGURA SEU BUSTO NA PRAÇA QUE LEVA O SEU NOME, PRAÇA GOVERNADOR IVO SILVEIRA, A PRAÇA E A PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO AMARO DA IMPERATRIZ CONSTRUÍDA NO GOVERNO DE IVO SILVEIRA FOI INAUGURADA PELO GOVERNADOR CATARINENSE IVO SILVEIRA E O SAUDOSO PREFEITO MUNICIPAL CLEMENTE TIAGO DINIZ. E ABENÇOADA PELO SAUDOSO FREI FIDÊNCIO FELDMANN DIA MÊS ANO 25/01/1969, FOTOS E DADOS DO FOTÓGRAFO PESQUISADOR E HISTORIADOR SILVIO KNABBEN