O judô se desenvolveu mundialmente por meio de intercâmbios, onde é comum a troca de conhecimentos: os adversários treinam juntos e evoluem simultaneamente. Nesta semana, Santo Amaro da Imperatriz foi sede do Intercâmbio Internacional Samurai x Federação de Judô Santafesina (Argentina).
A cidade recebeu 35 atletas, 7 técnicos e 3 dirigentes vindos de Rosário, um dos maiores pólos do judô argentino. Além dos treinos, os visitantes desfrutaram da gastronomia local, dos banhos de águas termais e conheceram a história e cultura do município.
Nayara Veronese, presidente da Samurai, destacou:
“A prefeitura municipal é nosso principal parceiro. Oportunizar que uma delegação de 45 pessoas conheça o potencial turístico do município, consuma e gere recursos em forma de impostos é uma obrigação com a comunidade e os que nos apoiam.”
Os “hermanos” trouxeram um grupo altamente qualificado, com atletas entre 12 e 25 anos, muitos deles integrantes da Seleção Argentina. Entre os técnicos, os destaques foram Gastón Garcia — participante de quatro Olimpíadas como atleta e uma como técnico — e Martín Rios, também atleta olímpico, que visita Santo Amaro pela segunda vez. Ambos já conquistaram títulos Panamericanos.
Para Gastón, considerado o maior nome do judô masculino argentino:
“O crescimento técnico e tático já está sendo notado. Nossa escolha pela Samurai e por Santo Amaro foi muito precisa. Os vínculos de amizade são fortalecidos e o desenvolvimento humano é o principal ganho de todos.”
O idealizador do intercâmbio, Sensei Júlio César Araújo, ressaltou que a iniciativa está alinhada ao convênio firmado entre a Samurai e o Consulado Japonês, que apoiou financeiramente a construção da sede da entidade e incentiva a difusão da cultura japonesa por meio do judô.
Durante a visita, a comissão técnica argentina conheceu o Conventinho do Espírito Santo e a história do Frei Hugolino. Foram recebidos pelo prefeito Gustavo, vereadores Leon e Anderson, além de diretores municipais. O prefeito reafirmou que o judô é uma das principais modalidades esportivas da cidade e garantiu que os próximos anos de sua gestão serão marcados pelo apoio ao esporte social e de base.




Brian Gomez Pratto – Presidente FJS e Sensei Júlio Araújo – Coordenador Técnico Samurai



