GUARDAS MUNICIPAIS DE PALHOÇA RECEBEM MOÇÃO DE PARABENIZAÇÃO NA CÂMARA

Tony Anderson e Rodair Botelho Lima ajudaram a salvar a vida de um bebê durante enchente em 2022

Os guardas municipais Tony Anderson e Rodair Botelho Lima tiveram a oportunidade de reencontrar a pequena Yasmin nesta segunda-feira (27), na Câmara de Vereadores, quando receberam a Moção de Parabenização 0004/2023, destinada pelo vereador Nelson Martins Filho (Nelsinho, PSD). O reencontro com a família da Yasmin foi emocionante, porque traz recordações de um dia difícil de trabalho, em que ajudaram a salvar a vida da menina (clique aqui e relembre o caso).

O episódio aconteceu no dia 30 de novembro do ano passado, em meio ao caos provocado pela chuva intensa que castigou Palhoça naquela noite. Os pontos de alagamento se multiplicavam pela cidade e a equipe da Guarda Municipal de Palhoça (GMP) estava trabalhando no Pagani quando a família de Yasmin, então com apenas 35 dias de vida, pediu ajuda para salvar a menina, que se afogou quando estava sendo amamentada.

Pela ação heróica, Tony e Rodair receberam a Moção de Parabenização, apresentada na Câmara pelo vereador Nelsinho na sessão de 13 de fevereiro. “A atuação da Guarda Municipal foi fundamental durante as fortes chuvas que assolaram o município de Palhoça no ano de 2022”, destaca o vereador, na Moção de Parabenização. “Os agentes enfrentaram os perigos da enxurrada e do alagamento e prestaram socorro para a família e para a criança, merecendo o reconhecimento pelos excelentes serviços prestados e pelo ato de bravura praticado”, justifica Nelsinho, no documento.

E nesta segunda-feira (27), na presença da Yasmin (agora com cinco meses de vida) e dos pais, Maicon e Camila, os profissionais receberam a placa comemorativa que eterniza a homenagem. “A Moção de Parabenização oferecida pelo poder Legislativo é, sem dúvida, um reconhecimento pelo trabalho feito. Porém, o mais gratificante é poder reencontrar a família e ver a pequena Yasmin com saúde. Isso nos dá a certeza de que a missão foi cumprida com sucesso”, destaca Tony Anderson, que jamais esquecerá daquela noite.

“Relembrar a noite de 30 de novembro é realmente um prazer. Eu e meu parceiro havíamos acabado de resgatar uma família, entramos na casa com água quase na altura da cintura. Quando estávamos voltando para a base para trocar a farda, que estava completamente molhada, fomos abordados pela família da pequena Yasmin. A recém-nascida estava com obstrução das vias aéreas e precisava de atendimento com muita urgência. Todos os acessos possíveis estavam alagados. Foi a maior enchente da história de Palhoça”, relembra Tony.

Após essa ocorrência, os guardas municipais ainda resgataram outra família, também com um bebê, de apenas três meses. “Atendemos, ainda, ocorrências de deslizamento de terra e prestamos apoio ao Corpo de Bombeiros. Foi uma noite muito movimentada”, recorda o comandante da GMP. “Às sete da manhã, quando retornei para casa, caminhando pelas ruas ainda alagadas, passou um filme de tudo o que fizemos. Apesar do caos que a cidade estava passando, deu uma sensação boa, de dever cumprido”, descreve.