A história da principal escola do bairro São Francisco começou em 1945, numa casinha no outro lado do rio Matias e se chamava Escola Isolada Sítio de Dentro. Para atender melhor as crianças da comunidade, em 1985 começaram as obras da nova escola do Sítio de Dentro, agora do outro lado do rio Matias, ao lado da casa do seu Tomaz, o Diácono da Igreja São Francisco.
A escola foi inaugurada em 1987, na gestão do prefeito João Broering, e passou a se chamar Escola Judite Adelina Schurhaus, em homenagem à professora que faleceu de uma enfermidade.
Em 2011 o prédio necessitou de ampliação, e então teve início a construção da segunda edificação da Escola Básica Judite Adelina Schurhaus, localizada na rua 29 de outubro.
E assim vão 78 anos de dedicação à educação para as crianças da comunidade.
Hoje a escola atende a 480 alunos, abrangendo a educação infantil de 5 até 9° ano. O prédio possui toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional de seus alunos, com refeitório, biblioteca, parque infantil, quadra coberta, laboratório de informática, pátio descoberto e salas educacionais.
A instituição é reconhecida por sua participação em diversos projetos ambientalmente consciente :
– Horta educacional: horta presente nas instalações da escola, promovendo a conexão dos alunos com a natureza e a educação sobre os cultivos de alimentos.
– Solidariedade no uniforme: contribui para a reutilização se uniformes antigos, enfatizando a sustentabilidade e a partilha.
– Brechó sustentável: a escola organiza um brechó com enfoque na sustentabilidade, permitindo que roupas e outros itens tenham uma segunda vida.– Coleta de tampinhas pets: ação de recolher tampinhas pets não apenas ajuda o meio ambiente através da reciclagem, mas também contribui para o projeto de castração de animais da ECOPET.