CURIOSIDADES SOBRE O SETE DE SETEMBRO

Nossa independência está repleta de situações que não aconteceram da maneira como é contada

A data tão famosa e importante para o país está repleta de informações que não foram divulgadas amplamente, e situações que, na verdade, podem não ter ocorrido da maneira como foi retratada. 

Confira algumas curiosidades sobre o dia em que comemora-se a Independência do Brasil:

Distúrbios intestinais de D. Pedro I

Dom Pedro e sua comitiva iniciam a viagem de retorno ao Rio de Janeiro, no entanto, o Imperador do Brasil sofria de crises de disenteria, o que o obrigava a fazer diversas paradas não programadas e se manter perto do Rio Ipiranga. E foi em meio a uma crise que ele teve que proclamar o famoso grito da independência.

O quadro que popularizou o grito do Ipiranga é uma imagem idealizada

A famosa pintura do Grito do Ipiranga, feita por Pedro Américo é, na verdade, uma imagem idealizada do momento da declaração da Independência do Brasil. O pintor nunca teve a intenção de que essa obra fosse um retrato fiel do momento do grito. Ele pretendia criar uma imagem que lembrasse o passado de forma solene e heróica, de acordo com os padrões seguidos pelos artistas da época e, por isso, se inspirou em diversas obras europeias.

Brasil pagou 2 milhões de libras esterlinas pela Independência

Portugal reconheceu a Independência do Brasil no dia 29 de agosto de 1825, através do Tratado de Paz e Aliança. Entretanto, ficou decidido que o governo brasileiro deveria pagar uma indenização de dois milhões de libras esterlinas para que Portugal aceitasse a independência do Brasil.

Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer nossa independência

Os Estados Unidos estavam com o lema “A América para os americanos”, devido a Doutrina Monroe, e por isso defendia o direito à soberania das nações e era contrária a qualquer intervenção europeia no continente americano. Por esse motivo, eles foram os primeiros a reconhecer a nossa independência. Mas, havia um interesse por trás, eles queriam diminuir a influência inglesa e obter vantagens comerciais.

Muito provavelmente, Dom Pedro I estava montado em uma mula

Como citamos, a presença de cavalos retratada na obra de Pedro Américo não é uma verdade absoluta. É muito provável que o príncipe regente Dom Pedro I estava montado em uma mula no dia da Independência, não em um cavalo. O motivo? A viagem da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, com destino a São Paulo, local da proclamação, era longa e os cavalos não estavam preparados para carregar tanto peso durante a longa distância.

O protagonismo de Maria Leopoldina

Esposa de Dom Pedro I, a austríaca Maria Leopoldina teve grande papel durante o processo de Independência. Além de ter enviado uma carta ao marido durante a viagem a São Paulo, avisando que Portugal tinha a intenção de recolonizar o Brasil, foi ela quem decretou formalmente a Independência do Brasil.

Sem plateia

Uma das curiosidades sobre 7 de setembro é que na data não havia um grande público assistindo ao grito de independência. Na realidade, havia oito pessoas no lugar e a guarda de Dom Pedro, composta por aproximadamente 15 pessoas.

Fonte: Confira sete curiosidades sobre o 7 de Setembro | Rede Bahia | Rede Globo

Últimas Notícias