CONTORNO DE SANTO AMARO DA IMPERATRIZ

Já se passaram duas semanas do prazo estipulado pelo DNIT para lançar edital de projeto de engenharia

O DNIT, em Brasília, deverá lançar  o edital para contratação do projeto de engenharia do Contorno de Santo Amaro da Imperatriz. A informação foi confirmada pelo superintendente do órgão em Santa Catarina,  Alysson Andrade, no mês de agosto.

A obra promete ajudar a desafogar o trânsito completamente já saturado da BR-282 na Grande Florianópolis. 

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), realizado entre 2015 e 2019, aponta a necessidade de implementação de cerca de 7 km de pista dupla (sendo 1,7 km em túnel duplo e 5,3 km em pista duplicada), contendo um viaduto em cada extremidade (com o contorno de Florianópolis e com o traçado atual da BR-282/SC) e dentro dos 5,3 km de pista duplicada tendo mais 3 interseções em dois níveis (Pagará, Sítio de Dentro e comunidade do km 27), além da Ponte sobre o Rio Matias.

No segmento de pista duplicado (túnel exclusive) se prevê a implantação de 5 viadutos (cruzamento com o contorno de Florianópolis; cruzamento com a estrada do Pagará; cruzamento com a estrada de Sítio de Dentro; cruzamento com a comunidade do km 27 da BR-282 e cruzamento com a BR-282 onde hoje é a rótula da Varginha).

Ainda será necessária a implantação de uma nova ponte sobre o rio Matias.

O DNIT não descarta a possibilidade de uma atualização do EVTEA. 

Fonte: NSC notícias