COMPANHIAS MADURAS NO USO DE DADOS APRESENTAM MAIOR LUCRATIVIDADE

Estudo da BMC ouviu mais 1100 profissionais de tecnologia de diferentes indústrias em 11 países

A maturidade na utilização de dados resulta na satisfação dos clientes e tem impacto positivo em diferentes áreas. Entre os benefícios, estão o aumento nas vendas, a inovação de produtos e o corte de custos.

Essas são algumas das conclusões da pesquisa da S&P Global Market Intelligence – “Profitable Outcomes Linked to Data-Driven Maturity” (em inglês, “Lucratividade Associada à Maturidade no Uso de Dados”) contratada em 2022 pela BMC Software. Ela foi feita com mais de 1.100 profissionais de tecnologia de diferentes indústrias e de 11 países.

A pesquisa avalia a relação entre práticas e o investimento no uso de dados e os resultados baseados na estratégia de DataOps. Segundo o estudo, as organizações passaram a ter noção da importância desse investimento em dados em mais de uma área, como inovação de produto (35% das respondentes), sustentabilidade (43%) e corte de despesas e custos (50%). A maior parte dos entrevistados entende que o maior impacto está diretamente ligado ao aumento das receitas (68%) e a satisfação dos clientes (55%).

A necessidade de extrair maior valor comercial dos dados é clara para as empresas, de acordo com o estudo. Em alguns casos ela até faz parte de uma estratégia de DataOps bem definida, surgindo como uma chave para gerenciar e integrar análises para descobrir novas oportunidades, responder rapidamente a problemas e até mesmo checar os desafios.

“Para as organizações que usam a metodologia DataOps para dar suporte a todas as atividades orientadas por dados, 41% concordam fortemente que sua organização pode aplicar insights orientados por dados para impulsionar os objetivos de negócios, em comparação com apenas 13% dos entrevistados de organizações que não o fazem”, afirma Ram Chakravarti, diretor de tecnologia da BMC.

O envolvimento e a satisfação do cliente são fundamentais para a rentabilidade empresarial no longo prazo e a pesquisa identifica fortes práticas orientadas a dados como um motor destas métricas do cliente. Nos próximos 24 meses, a ênfase na satisfação do cliente continuará a ser uma prioridade máxima para as organizações, uma vez que estas tentam otimizar a utilização dos dados. “Vemos neste estudo que as áreas de maior sucesso com uma visão orientada por dados incluem frequentemente aquelas estreitamente ligadas a rentabilidade e receitas, incluindo o tratamento e a assistência ao cliente a bordo”, finaliza Ram Chakravarti.