● América Central lidera, mas logo seguida pela América do Sul com alta de 30%
● Chegadas internacionais à Região Sul superam a média nacional, com alta de 34%
● Região Centro-Oeste é a única que enfrenta uma queda nas chegadas internacionais
● Entre os estados brasileiros, Santa Catarina brilha com o desempenho mais forteO Brasil está vivenciando um notável ressurgimento como destino turístico muito procurado em todo o mundo. Esta é a conclusão que a empresa ForwardKeys chega ao analisar o recente interesse, a demanda e o volume crescente de operações aéreas para nosso país. No entanto, em meio a esse ressurgimento, o Brasil ainda enfrenta desafios decorrentes de incertezas globais, mudanças nos padrões de viagem e preocupações ambientais, também segundo o estudo.
“Superar estes obstáculos exige um equilíbrio delicado entre a promoção de práticas de turismo sustentável, a resposta às necessidades de infraestruturas e a adaptação à evolução das expectativas dos viajantes. Como o Brasil pretende manter sua trajetória ascendente no setor de turismo, enfrentar esses desafios torna-se crucial para um cenário de viagens resiliente e próspero”, destacou a ForwardKeys.
POR CONTINENTE – Nas últimas perspectivas para o primeiro trimestre de 2024 na América Latina, por exemplo, a ForwardKeys revela uma tendência promissora nas chegadas internacionais. A América Central lidera com um crescimento impressionante de +35% em relação ao ano passado, seguida pela América do Sul com +30% e pelo Caribe com +19%. E notavelmente, o Brasil está preparado para um crescimento considerado “louvável” pela ForwardKeys de 21%.vPOR CONTINENTE – Nas últimas perspectivas para o primeiro trimestre de 2024 na América Latina, por exemplo, a ForwardKeys revela uma tendência promissora nas chegadas internacionais. A América Central lidera com um crescimento impressionante de +35% em relação ao ano passado, seguida pela América do Sul com +30% e pelo Caribe com +19%. E notavelmente, o Brasil está preparado para um crescimento considerado “louvável” pela ForwardKeys de 21%.
Região Sul supera a média nacional, registrando impressionantes 34% de aumento ano a ano, enquanto a Região Norte segue de perto com um robusto 26% de alta.
POR REGIÃO – Mergulhando no Brasil por regiões, as chegadas internacionais à Região Sul superam a média nacional, registrando impressionantes 34% de aumento ano a ano, enquanto a Região Norte segue de perto com um robusto 26% de alta. A Região Sudeste e a Região Nordeste, por sua vez, contribuem significativamente com taxas de crescimento de 23% e 13%, respectivamente. No entanto, a Região Centro-Oeste enfrenta uma queda de -11% nas chegadas internacionais no primeiro trimestre de 2024.
POR ESTADO – Nos estados brasileiros, as performances individuais acrescentam outra camada à narrativa. Santa Catarina brilha com o desempenho mais forte, apresentando um impressionante crescimento de +53% nas chegadas internacionais. O Rio Grande do Norte segue de perto com robustos +46%, enquanto São Paulo contribui significativamente com sólidos +25%. Estas diferentes dinâmicas a nível estadual enfatizam a importância da análise granular na compreensão e resposta às necessidades e oportunidades específicas dentro de cada região.