Durante sua entrevista ao programa Canal Livre, na TV Bandeirantes, o economista André Lara Resende fez duras críticas à taxa de juros de 13,75%, imposta pelo Banco Central, comandado por Roberto Campos Neto, e lembrou que um dos objetivos determinados na lei da autonomia do BC, está errada.
“Faz sentido nesse contexto você ter uma taxa de juros que há dois anos nesse nível? Claramente não”, enfatiza Lara Resende.
“Os objetivos do Banco Central, determinados na lei que deu autonomia ao Banco Central são o controle da inflação, a estabilidade do sistema financeiro e a garantia do pleno emprego. Obviamente essa taxa de juros de 13,75%, é incompatível com esses objetivos. Ela está errada”, emenda.
Vale lembrar que atualmente, o economista é membro da Comissão de Estudos Estratégicos do BNDES, Além disso, Lara Resende foi um dos idealizadores do Plano Real e já foi diretor do Banco Central.
“A taxa de juros básica hoje de 13.75% está correta? Na minha opinião não, está profundamente errada. Assim como acho que a taxa muito baixa, abaixo de 3% também estava errada. Porque o mercado financeiro não deve sofrer mudanças bruscas de direção. Então a condução da política monetária deve ser suave, com direcionamento e previsibilidade”, explica.
“Essa taxa hoje é muito alta. No mundo hoje todos os países avançados têm taxas de juros real, ou seja, a taxa nominal reduzida à taxa de inflação negativa. Ainda que esteja todas subindo, todas as taxas nominais estão em processo de ajuste para cima, porque se saiu de um período de deflação para um período de recuperação, em todo o mundo as taxas estão subindo, mas continuam negativas”, completa.