GOLPE DO ALUGUEL: COMO SE PROTEGER?

Dra. Giovana Demai

Olá, leitores, tudo bem?

Hoje estou aqui para conversar com vocês sobre um tema muito relevante, considerando que muitas pessoas moram de aluguel.

Primeiramente, você não deve confiar 100% em ninguém, até que tenha certeza que aquele negócio é realmente verídico e sério.

E é relevante você saber que existem muitas imobiliárias e corretores que trabalham de forma correta. E existem também pessoas que alugam diretamente para o inquilino que também são honestas. 

Porém, há também aqueles que não possuem imóvel nenhum para locar, os chamados “golpistas”.

Estes então retiram imagens de imóveis – normalmente lindíssimos e com um preço bem menor que o de mercado, para impressionar os demais e inserem em plataformas digitais com a intenção de retirar dinheiro de pessoas que querem locar um imóvel.

Os golpistas conseguem imagens de outras pessoas, normalmente de famílias com crianças ou mesmo de um executivo, para ganhar a confiança de terceiros.

Desta forma, após o primeiro contato com a possível vítima, os mesmos costumam informar que muitas pessoas estão na “fila” para visitar o imóvel, mas que podem abrir uma exceção para você ver primeiro, caso deposite uma quantia em dinheiro.

E logo após quando o pagamento é feito, o estelionatário some e a vítima perde dinheiro.

Já vi até casos de pessoas que  enviaram documentação pessoal e assinaram contrato com o criminoso.

Logo, você precisa ficar muito atento para não ser mais uma vítima. E caso você já tenha sido, registre uma ocorrência e procure a investigação da Polícia para tentar recuperar o dinheiro perdido e punir o infrator.

E para finalizar, vamos às DICAS  para você se prevenir do “golpe do aluguel”.

DICAS:

– Nunca transfira nenhuma quantia em dinheiro antes de realmente se certificar se aquela pessoa com quem você está fazendo contato é de fato o proprietário do imóvel ou possui procuração pública específica do proprietário para representá-lo na locação. Do mesmo modo, não envie nenhuma documentação sua antes de se certificar. E depois disso, só transfira qualquer quantia após a assinatura do contrato com firma reconhecida em cartório;

– Se o imóvel estiver em uma imobiliária ou com um corretor de imóveis, verifique antes se os mesmos realmente são. Todas as imobiliárias e corretores precisam ter um registro, – CRECI – e o documento precisa estar “ativo”. No site do Conselho de cada Estado você consegue saber isso. Caso os mesmos não tenham o registro ou estejam irregular, não alugue e denuncie, nem que seja anonimamente;

– Procure estar sempre acompanhada de uma outra pessoa e avise também alguém de sua confiança que você estará indo visitar o imóvel, informando a localização. E quando for visitar o imóvel deixe a porta da entrada aberta.

E aí, gostaram ? Espero que eu tenha ajudado você!

Abraços.

Compartilhe essa matéria :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *