Procura-se 30 famílias
Este é o número máximo de famílias que podem receber gratuitamente uma casa para morar, nos municípios que possuem de 20 mil a 50 mil habitantes.
O Convênio Simplificado “Casa Catarina”, entre governo do estado e municípios, precisa ser firmado até o dia 18 de julho.
No início a família beneficiada terá a cessão de uso por 10 anos, sem poder fazer qualquer tipo de negociação com este imóvel, finalizando este prazo, a casa passará a ser de propriedade da família que residiu nela neste período. As famílias devem possuir renda mensal de até dois salários mínimos. A preferência, no processo de seleção, será dada às mulheres.
Os detalhes para participar você pode acompanhar na matéria nesta página 2, e também pelo link indicado ao final da matéria “Casa Catarina”, mesmo nome do programa do governo estadual, bom ressaltar que o convênio necessita de 3 integrantes, o próprio governo de Santa Catarina, a prefeitura da sua cidade e a família interessada que se enquadre nos requisitos. Santo Amaro da Imperatriz com seus 29 mil habitantes aproximadamente, se enquadra neste momento do programa, em contrapartida, deve ceder o terreno para as obras conforme estipulado no convênio e selecionar as famílias que tenham a real necessidade da casa própria.
Além de comprovar renda, os candidatos não devem ter imóvel registrado em seu nome no território nacional, nem participar de programas habitacionais semelhantes.
Com promessas de repasse ágil dos recursos por parte do governo estadual, acredito que as outras duas partes interessadas: município e família, sejam a força motriz para que o programa saia do papel.
Com o prazo se estourando na próxima sexta-feira, quem necessita correr mesmo são as famílias, procurando o setor responsável na prefeitura para certificar-se que o município aderiu ao convênio, do contrário, solicitem a adesão urgentemente para “não perder o trem”.
Não pense que estará ganhando algo sem esforço, diante de tanta desigualdade social o poder público deve oferecer oportunidades, e o está fazendo, cabe a você ir em busca para que se torne realidade.
O município completou 67 anos e quem pode receber o presente é você.
Paulo Leandro Rodrigues
