A Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, em parceria com o Ministério da Saúde, implantou o Programa Farmácia Viva, uma iniciativa que valoriza os saberes populares e científicos no uso de plantas medicinais e fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Programa Farmácia Viva tem como objetivo oferecer à população uma alternativa terapêutica segura, eficaz e de qualidade, baseada no cultivo, processamento e dispensação de medicamentos produzidos a partir de plantas medicinais. Além de promover o acesso ao cuidado integral em saúde, o programa estimula o uso racional dos fitoterápicos e fomenta práticas sustentáveis de cultivo e aproveitamento das espécies vegetais.
No nosso município, o programa visa também integrar diferentes secretarias municipais, promovendo ações conjuntas de educação em saúde, cultivo agroecológico, capacitação técnica e sensibilização da população sobre os benefícios das plantas medicinais.
Neste primeiro momento, a Farmácia Viva de Santo Amaro oferecerá medicamentos à base de seis espécies em preparações de folhas secas para o preparo de chás, tinturas, cremes e xaropes:
Erva Baleeira (Cordia verbenacea)
Calêndula (Calendula officinalis)
Guaco (Mikania laevigata)
Hortelã (Mentha piperita)
Maracujá (Passiflora incarnata)
Mil-folhas (Achillea millefolium)
O laboratório responsável pelo preparo dos fitoterápicos está em fase de implantação e em breve estará pronto para iniciar a produção dos medicamentos.
A iniciativa representa um importante passo para a valorização da biodiversidade local, do conhecimento tradicional e da promoção da saúde, consolidando Santo Amaro da Imperatriz como referência regional em fitoterapia no SUS.
