Por RCN
Iniciativa do Sebrae/ SC em parceria com as prefeituras busca promover desenvolvimento com base nas vocações regionais e na geração de emprego e renda
Mais da metade dos municípios de Santa Catarina está engajada em um processo de transformação voltado ao fortalecimento econômico e à melhoria do ambiente de negócios. Essa mudança tem sido impulsionada pelo programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae/SC em parceria com as prefeituras, que neste ciclo 2025/2026 impacta diretamente 174 cidades do estado.
O programa tem como foco o fomento ao empreendedorismo, a qualificação da gestão pública e o incentivo à inovação.
Com soluções adaptadas às diferentes realidades locais — de pequenas cidades com menos de 15 mil habitantes a grandes centros urbanos com mais de 100 mil —, o Cidade Empreendedora busca promover desenvolvimento com base nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. “A abrangência regional e a diversidade dos municípios atendidos revelam a capacidade do Sebrae/SC de adaptar suas entregas às diferentes realidades, sem perder o foco no objetivo comum de transformar os territórios e comunidades por meio do empreendedorismo”, destaca o diretor técnico do Sebrae/SC, Fábio Zanuzzi.
As ações incluem apoio direto a micro e pequenos negócios, estímulo à educação empreendedora, incentivo à inovação e à simplificação de processos, além de estratégias para atrair investimentos.
Um dos diferenciais do programa é a construção conjunta de soluções com os municípios, respeitando as características e prioridades locais.
Os resultados do ciclo anterior, em 2023/2024, mostram o impacto positivo da iniciativa.
Entre os municípios que aplicaram o eixo de simplificação, 90% reduziram o tempo de abertura de empresas e 80% aumentaram o número de negócios formalizados. Além disso, 90% aderiram à Lei da Liberdade Econômica, que agiliza processos e facilita a atuação empresarial.
Outro destaque é que mais da metade dos prefeitos das cidades participantes foram reeleitos ou tiveram seus sucessores eleitos, o que demonstra reconhecimento popular às ações promovidas.
Para Zanuzzi, o Cidade Empreendedora é uma prova de que investir em gestão pública eficiente, inovação e no fortalecimento dos pequenos negócios pode transformar realidades locais. “O programa contribui para ampliar perspectivas, conectar oportunidades e promover desenvolvimento com objetivos bem definidos”, afirma.
Com resultados concretos e crescente adesão, o Cidade Empreendedora consolida-se como uma das principais estratégias de desenvolvimento territorial em Santa Catarina