” HISTÓRIAS DE FÉ” – VARGEM DO BRAÇO

A partir do ano de 1905, foram dadas as primeiras pregações na comunidade que na época contava com 47 famílias, as missões eram feitas pelo padre Frei Borchardo Sasse. Naquele tempo como não havia um oratório na igreja as missões eram feitas na casa do Sr. José Ferreira.


Até a construção da primeira igreja, as missões eram realizadas nas casas de particulares e mais tarde, em um oratório particular existente na comunidade.


A partir de 1922, iniciaram as tratativas para os trabalhos de construção da igreja.


O primeiro ato, foi a escrituração pública de uma área de 900m2, doada pelo casal Stefano João Schmitt e Elzyra Back Schmitt, no mesmo local que foi erguido a cruz, onde hoje se encontra a Gruta de Nossa Senhora de Fátima.
Em março de 1925, foi lançada a pedra fundamental pelo Padre Frei Germano José Fischer.
A igreja começou a ser construída, no terreno mais adequado, acima das terras oferecidas.


Como padroeiro da igreja foi escolhido São José, cuja imagem foi doada pela Senhora Margarida Kuhn, esposa de Bernardino Voges. A inauguração da igreja foi no dia 15 de setembro de 1925 pelo mesmo padre que abençoou a pedra.


No início de 1970, a igreja apresentava bastante desgaste em sua obra, e em 1971 começaram as tratativas para a construção da nova Igreja da comunidade. No mesmo ano, as obras foram interrompidas devido a uma conturbada reunião sobre a não eleição da diretoria.


A obra ficou parada por 25 anos, e em 12 de janeiro de 1998, o padre Frei Tarcísio José Schuch apresentou um novo projeto arquitetônico para a nova igreja, assim a comunidade se dedicou entusiasmada para começar as obras e após 4 anos de muito trabalho, finalmente a construção estava pronta.


A inauguração foi no dia 17 de novembro de 2000, e a missa foi apresentada pelos então Padre Frei Tarcísio, e também por Frei Hipólito Marthendal.