A comunidade de Santa Cruz da Figueira, já foi chamada de Barra do Rio dos Bugres, por estar localizada às margens do Rio do Bugre, na confluência do Rio do Cubatão.
Em 1927 foi colocado um cruzeiro, doado pelos “tumaleiros”, homens que faziam a manutenção da principal estrada que dava acesso a Rancho Queimado, então a comunidade passou a se chamar Santa Cruz da Figueira. Nos anos de 1968, foi construído um pequeno galpão seguido do mesmo Cruzeiro doado, e neste local foi rezado a primeira missa. No galpão, foram realizadas festas e missas arrecadando recursos para a construção da igreja da comunidade.
O lançamento da pedra fundamental foi no dia 10 de maio de 1970. Na época abençoada pelo Frei Raul Bunn
No dia 30 de abril de 1972, o Sr. Afonso Niehues, arcebispo metropolitano de Florianópolis, rezou a missa de inauguração da igreja de Santa Cruz da Figueira. Uma das mais belas igrejas da região.
Na atualidade, a comunidade de Santa Cruz é considerada um bairro pujante, em franco crescimento, além do comércio que é um dos mais fortes do município, há também o setor agrícola com a sede do Sindicato dos trabalhadores rurais de Águas Mornas, que dá suporte aos produtores. O bairro conta ainda com posto de saúde, e a creche municipal Terezinha Kirchner, que atende do jardim até pré 2.