Mais uma boa notícia em relação ao combate do desmatamento no Brasil: de janeiro a maio deste ano, a devastação na Mata Atlântica – o bioma mais destruído do país – caiu 42%, na comparação com igual período de 2022. É o que mostra o novo boletim do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica, parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica, a Arcplan e o MapBiomas.
Nos cinco primeiros meses de 2023, a área desflorestada em toda a Mata Atlântica foi de 7.088 ha, área equivalente a pouco mais de 7 mil campos de futebol. Em igual período do ano passado, a área devastada no bioma totalizou 12.166 ha, relatam g1, Metrópoles, Brasil 247, CBN e Globonews.
Os estados que registraram as maiores áreas de desmate foram também os que tiveram as maiores quedas na taxa de desflorestamento: Paraná (-54%), Minas Gerais (-47%), Santa Catarina (-46%) e Bahia (-43%), informa o UOL. Em outros, como Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Sul, mesmo havendo redução, o desmatamento pode ser considerado estável. Alagoas, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe foram os únicos que tiveram aumento, porém, somadas, suas áreas desmatadas representam menos de 12% do total.