“Seu nível de sucesso raramente excederá seu nível de desenvolvimento pessoal, pois o sucesso é algo que você atrai pela pessoa que se torna.” Jim Rohn
Me permita iniciar o pensamento deste dia com algumas perguntas para reflexão: Você é uma pessoa feliz? Qual é seu nível de satisfação com o seu emprego? Qual nota você daria entre 0 e 10 para a qualidade dos seus relacionamentos? Você acorda todos os dias motivado para trabalhar ou sem energia e com muita vontade de largar tudo e ficar em casa?
É muito provável que o percentual das respostas estejam muito próximos da pesquisa realizada pela Isma Brasil (International Stress Management Association) em 2015. A pesquisa revelou que 72% das pessoas entrevistadas estavam insatisfeitas com o trabalho e que 63% desta insatisfação foi motivada por problemas de relacionamento. Na mesma pesquisa descobriu-se que 87% das demissões foram atribuídas às más atitudes dos funcionários.
A falta de foco, problemas de concentração, atrasos, falta de disciplina, indisposição, baixa produtividade e a ausência de engajamento dos colaboradores com as metas da empresa são as principais atitudes que acumuladas num determinado espaço de tempo forçam empregador e empregado a encerrarem o contrato de trabalho. Porém, o caminho que se percorre até chegar a este destino está preenchido de diversos conflitos internos e externos, que são agravados com doenças como a síndrome de burnout, a depressão e crises de ansiedade. Este pacote de problemas impacta diretamente sua vida pessoal e profissional.
A pergunta que então fazemos é: O que pode ser feito para diminuir ou evitar este índice de insatisfação com o trabalho ou com outras áreas da vida?
E a resposta, segundo os especialistas em desenvolvimento humano está no seu grau de comprometimento com o seu desenvolvimento pessoal.
“Desenvolvimento pessoal é o processo que consiste em potencializar competências e habilidades de uma pessoa para alcançar seus objetivos.”
Quem é você? Quais são suas habilidades? Quais são as suas principais competências? Qual é o tamanho do seu potencial? Qual é o seu perfil comportamental? Quais áreas da vida precisam de mais atenção? Dê uma nota de 0 a 10 ao seu nível de comprometimento com seu desenvolvimento pessoal?
Encontrar as respostas para estas e outras perguntas relacionadas ao nosso desenvolvimento pessoal aumentam o nosso nível de consciência e autoconhecimento sobre quem somos e o que podemos fazer de melhor e trazem como benefício um aumento significativo na qualidade de vida e senso de propósito.
Portanto, o que podemos fazer para aumentar nosso desenvolvimento pessoal ?
Darei quatro dicas valiosas, já testadas pelos principais mentores de desenvolvimento pessoal no mundo:
- Invista em autoconhecimento: Atualmente estão a disposição na internet, de forma gratuita ou paga diversas ferramentas para gerar autoconhecimento. Eu indico duas ferramentas poderosas: a) Roda da Vida e b) Análise de Perfil comportamental.
Apesar de encontrar estas ferramentas gratuitamente na internet, recomenda-se que este processo seja feito com acompanhamento de um especialista em desenvolvimento humano (Coach, mentor, psicólogo). Tão importante quanto a ferramenta é o processo de devolutiva e direcionamento destes profissionais quanto aos próximos passos que devem ser seguidos nesta jornada de desenvolvimento.
- Gerencie sua Energia: O que diferencia sua motivação e entusiasmo para agir é o seu nível de energia. Estes níveis são gerados através do cuidado com as áreas física, mental e espiritual. Exercícios físicos, alimentação equilibrada e descanso são os principais cuidados que devemos ter para manter nosso nível de energia elevado.
- Aprendizado Contínuo: Não deixe de estudar. O profissional do futuro precisa se manter atualizado constantemente sobre novos conceitos tanto do setor que atua como de outras áreas que sejam do seu interesse ou ligadas ao setor em que atua. Faça cursos on-line, presencial, leia livros físicos e digitais, potencialize sua leitura com o uso de audiobooks.
- Inteligência Emocional: A inteligência emocional será o grande diferencial dos profissionais do futuro. Seu nível de desenvolvimento pessoal é potencializado quando você investe e aplica o seu conhecimento no aumento da sua inteligência emocional.
Neste ano teremos a oportunidade de quinzenalmente contribuir com seu desenvolvimento pessoal. Vamos trazer pontualmente assuntos que estão relacionados com o seu crescimento pessoal e profissional. Se você permitir, serei seu Coach.
Lembre-se : Seja a sua melhor versão!
Fabiano Santos
Master Coach
Especialista em Desenvolvimento Humano
Fundador do Instituto Martins Coelho de Desenvolvimento Pessoal