Alckmin viaja ao México em busca de alternativas ao tarifaço imposto pelos EUA

Alckmin viaja ao México
Por: Mayara Leite – Redatora Seo On

Política – O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), inicia nesta semana uma viagem oficial ao México com o objetivo de ampliar as relações comerciais entre os dois países. A agenda ocorre na quarta (27) e quinta-feira (28) e terá como ponto central a busca de novas parcerias para reduzir os impactos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

A comitiva também contará com a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), além de autoridades e representantes do setor empresarial.

Reuniões bilaterais e fórum econômico

Durante a visita, Alckmin se reunirá com a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, além de participar do Fórum Empresarial Brasil-México, que reunirá cerca de 250 empresários dos dois países. A expectativa é de que sejam firmados acordos para incentivar o comércio bilateral em áreas estratégicas, como energia, biocombustíveis, agroindústria e equipamentos médicos.

Em discurso recente em São Paulo, Alckmin destacou a importância de “abrir mais mercados” diante das tarifas impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump. Desde o dia 6 de agosto, produtos brasileiros enfrentam sobretaxas de até 50%, medida que tem pressionado setores como o de carnes, café e aço.

Veja também: Ministro do STF suspende ações contra desmatadores em Santa Catarina e ameaça proteção dos campos de altitude

Comércio Brasil-México em expansão

O México já é um dos principais parceiros do Brasil na América Latina. Em 2024, o Brasil exportou US$ 7,8 bilhões em produtos para os mexicanos, enquanto importou US$ 5,8 bilhões. O superávit brasileiro reforça o potencial de crescimento dessa relação.

Assim como o Brasil, o México também enfrenta barreiras tarifárias impostas pelos EUA, incluindo sobretaxas de 25% sobre veículos e 50% sobre aço, alumínio e cobre. Nesse cenário, o país passou a ser o segundo maior comprador de carne bovina brasileira, superando os Estados Unidos.

Lula e Sheinbaum já alinharam estratégias

Em julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve contato telefônico com Sheinbaum, destacando a necessidade de aprofundar a cooperação entre Brasil e México em um “momento de incertezas” no comércio internacional. A viagem de Alckmin e Tebet dá continuidade a esse alinhamento e pode resultar em medidas concretas para mitigar os impactos do tarifaço norte-americano.

Fonte: Portal CNN

Compartilhe essa matéria :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *