SANTOAMARENSES MIGUEL E GABRIELA, SÃO DESTAQUES NACIONAL. FATO INÉDITO NO PAÍS E PAI E FILHA CHEGAR À GRADUAÇÃO DE GRÃO-MESTRES DE TAEKWONDO NO BRASIL.

A mais nova Grão-Mestre do Taekwondo brasileiro, Gabriela da Silva (7º Dan), tem motivos de sobra para comemorar. Filha do também Grão-Mestre Pedro Miguel da Silva (8º Dan), ela não apenas alcançou uma das graduações mais altas do esporte, como também protagoniza um marco histórico: juntos, formam o primeiro duo de pai e filha a conquistarem o título de Grão-Mestre no Brasil.

Segundo um levantamento realizado pelo próprio Grão-Mestre Pedro Miguel, não há registros de outro caso semelhante no país. Em uma consulta à Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), no dia 13 de dezembro de 2024, foi confirmada a ineditismo desse feito. “No Brasil, não foi encontrado nenhum registro público de pai e filha que tenham alcançado o título de Grão-Mestres”, destacou a entidade.

Gabriela iniciou sua jornada no Taekwondo em 1995, aos 8 anos de idade. Agora, aos 37, ela não só se torna a primeira mulher a receber o título de Grão-Mestre sendo filha de um Grão-Mestre, mas também alcança outras conquistas significativas. Ela é atualmente a mulher mais graduada do estado de Santa Catarina e, possivelmente, a segunda mais graduada do Brasil. Além disso, Gabriela também é a mais jovem mulher a conquistar a graduação de Grão-Mestre pela CBTKD.

Essa conquista representa não apenas um marco pessoal e familiar, mas também um avanço significativo para a representatividade feminina no esporte.

Gabriela é bacharel em Educação Física, e personal trainer, mas sua paixão é  o taekwondo.  Tendo como inspiração o seu pai, seu ídolo e seu Mestre, Grão mestre Miguel da Silva.

Ela disse na ocasião:

“Me sinto muito honrada, feliz e orgulhosa em representar o público feminino nesta linda

modalidade, sendo a mulher mais graduada de Santa Catarina e a segunda mais graduada do Brasil, Obrigada a todos que me apoiam nesta trajetória, principalmente minha família, meu pai, minha mãe,  meu marido Leandro Kabeça e minha filha Amanda, que vivem comigo a rotina do taekwondo todo dia sem  medir esforços.”

Família Segue Brilhando no Taekwondo A família do Grão-Mestre Pedro Miguel da Silva mantém viva a tradição no Taekwondo, agora alcançando a terceira geração. O patriarca, 8º Dan, inspira suas três filhas: Gabriela (7º Dan), Priscila (4º Dan) e Sabrina (3º Dan), que seguem seus passos com dedicação. A nova geração já começa a trilhar esse caminho, com as netas Amanda (3º Gub), Nathália (4º Gub) e Olivia (10º Gub), mostrando que o legado continua forte.

Matéria publicada dia 18/12/2024 pela Confederação Brasileira de Taekwondo.

Últimas Notícias