Luciano Dehun representante do PL de Santo Amaro fundado
Conforme relembra Luciano, o partido foi fundado entre os anos de 2006 e 2007 como Partido Repubicano (PR). Destaca também que a origem do PL não é ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro mas que atualmente a sua popularidade e seus ideais se encaixam, contribuindo para as pautas do partido.
Na última eleição em Santo Amaro, o PL pela primeira vez disputou na majoritária e angariou mais de 2 mil votos com os Representantes Alexandro para prefeito e Leila como sua vice, a candidatura fazia parte do projeto de Jorginho Mello que à época era senador e já com intenções de chegar ao governo do estado, fato que se concretizou. A sequência deste planejamento tem pretensões de neste ano chegar a 45% das prefeituras de Santa Catarina, meta audaciosa que entendem possível de realizar.
No entendimento do partido, o projeto de 2020 na cidade de Santo Amaro da Imperatriz saiu vitorioso com a eleição do Luizinho para vereador, com os votos conquistados dos candidatos à prefeitura e também com os votos destinados na cidade para o cargo de governador do estado eleito Jorginho Mello e também para senador com Jorge Seif, assim como para os cargos de deputado estadual e federal.
Reforça que o PL é um partido de direita.